O QUE É HIPERTEXTO?
Hipertexto
é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam
outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras,
imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas
denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na
forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos
ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de
informação, oferecendo acesso sob demanda, as informações que estendem ou complementam o texto principal. Em
palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a
navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens
ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra
página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Então
pelo que foi lido e pesquisado posso dizer que o hipertexto é um texto
dentro de outro texto. E estes pequenos textos são formas de explicar
alguma palavra ou termo que ficou sem um entendimento lógico. São
trechos que vão complementar o que estou ensinando ou aprendendo.
Foi
no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de
tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não
precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet
vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones
piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e
abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual
no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto
(Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a
outros textos ou imagens.
Ele
não está presente apenas no campo da informática, mas encontra-se
também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam
facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que
perca a essência que compõe o todo, a idéia central do autor. Hoje é
muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por
vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos.
No
caso de livros ou revistas e jornais, nota-se a informação do
hipertexto em notas de rodapés e até mesmo notas de comentários das
palavras em destaque, grifadas ou sublinhadas e enumeradas. Posso citar
também a leitura da Bíblia contendo uma ferramenta de hipertexto também,
quando são pontuados através de notas de rodapés onde determinado
trecho se repete ou poderá encontrar alguma informação que complementa
ou que reforça o que foi lido.
Num
primeiro lançar de olhos percebemos que assim como reconfigura o papel
do autor-escritor e do usuário-leitor, alterando a idéia de posse e de
autoria de um texto fisicamente ilhado, com significado único, e
hierarquicamente superior aos comentários e notas que dizem respeito a
ele, o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e
do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos
ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e
aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o
leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação
ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser
facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade,
trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando
significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações
que lhe possam ser apresentadas.
Neste trecho posso afirmar com propriedade que na
escola pode-se trabalhar com o hipertexto também, sendo este, uma
ferramenta preciosa no processo ensino-aprendizagem e na interação entre
professor e aluno encurtando espaço e tempo, bem como o diálogo.
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